domingo, 29 de abril de 2012

Água

ÁGUA NO ORGANISMO
A água é uma substância que apesar da sua simplicidade (composto químico formado por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, fazendo com que tenha características polares), possui uma importância inigualável no organismo de todos nós, pois, é o principal constituinte celular. Fundamental para que possam ocorrer as reações metabólicas, os processos fisiológicos e bioquímicos, de tal forma que, sua presença é indispensável para que exista o bom funcionamento de hormônios, mitocôndrias, proteínas, membranas e enzimas.
É responsável pelo transporte de nutrientes e diversas substâncias. Conhecida como “solvente universal”, é um ótimo solvente no organismo. Isso faz com que reações químicas ocorram e que novos compostos sejam formados. Regula a temperatura corporal, pois a transpiração faz com que o excesso de calor seja eliminado. Possui efeito lubrificante nas articulações. Participa dos processos de digestão, absorção e excreção. A participação no processo excretor é principalmente pelo fato de ser o principal componente da urina. Dessa forma, é indispensável para a eliminação das toxinas existentes no organismo.
Idade, sexo, massa muscular e percentual de tecido adiposo são determinantes para a quantidade de água presente no corpo humano. A maior parte da musculatura é constituída por água (75%). A quantidade de tecido adiposo pode variar de 10 a 40% ou mais, contendo somente 30% de água. Dessa forma, quanto maior o percentual de tecido adiposo existente em um organismo, menor a quantidade de água. 85% da constituição cerebral é água, 80% da pulmonar, 80% da renal. Já o sangue, é constituído em 79% e o coração em 77%.

ÁGUA NOS ALIMENTOS
A água é também o componente de maior importância dos alimentos, pois, torna possível que reações químicas e biológicas ocorram, bem como a proliferação de microrganismos. Sendo assim, é a quantidade de água existente em um alimento que preserva a consistência, o aspecto e a cor, ou seja, o próprio alimento Além disso, propriedades físicas da água influenciam no congelamento, resfriamento e aquecimento dos alimentos.
As reações químicas e enzimáticas ocorrem na água livre, que é parte da água existente nos alimentos que não se liga ou se liga fracamente a substratos e é utilizada por microrganismos. A outra parte da água existente é conhecida como água ligada ou água combinada, em que não ocorrem reações. Esta parte se liga fortemente aos substratos. Isso faz com que conhecer a distribuição e as propriedades da água de um alimento seja mais importante do que conhecer a quantidade total de água. 
MITOS SOBRE A ÁGUA
Devido ao fato de a água ser essencial ao nosso corpo, o máximo que um organismo consegue ficar sem ingeri-la sem que entre em colapso, são 36 horas.
Água, tão importante que gera boatos que as vezes são mitos, vamos desvendá-los?
Primeiramente, existe aquela velha história de que tomar água em jejum emagrece, o que não é verdade. A ingestão de água faz com que os níveis séricos (quantidade de uma determinada substância no sangue) se reestabeleçam, e que as toxinas produzidas durante o longo período sem alimentação sejam eliminadas. O que realmente acontece é que quando bebemos água, ocorre uma distensão gástrica, o que pode fazer com que a sensação de fome diminua. Assim, a ingestão de comida passa a ser menor, o que pode ajudar com o processo de perda de peso.
Há também aquele questionamento comum em relação à água gaseificada. Se você é aquela pessoa que imagina que este tipo de água engorda igual ao refrigerante, você está enganada. Apesar de os dois possuírem gás carbônico, a quantidade de açúcar existente no refrigerante é bem maior, e isso faz com que o refrigerante engorde mais.
E quem é que nunca ouviu falar que beber água durante as refeições atrapalha a digestão? Não existem explicações científicas que justifiquem essa afirmação, ou seja, mais um mito que andam espalhando por aí. Entretanto, não se deve exagerar na ingestão de líquido durante as refeições.
Também existem muitos boatos verdadeiros relacionados à ingestão de água. Um deles é que beber água gelada queima caloria. A ingestão do líquido em uma temperatura muito diferente à do corpo, faz com que o organismo trabalhe para que ocorra o aquecimento. Esse processo é conhecido como termogênese, e a perda calórica é bem pequena, sendo de aproximadamente 17 calorias a cada meio litro de água ingerido. É pouco né? Então não se enganem com o emagrecimento a partir da ingestão de água gelada.
Outra verdade é que é necessário beber em média 2 litros de água por dia. No entanto, essa ingestão varia de acordo com cada individuo e é preciso beber água mesmo sem que se sinta sede.
A ingestão de água também tem relação com a manutenção de uma pele bonita e saudável. Ajuda no combate à indisposição, já que, algumas vezes, dores de cabeça ou dor nas costas e fadiga podem estar relacionadas à desidratação.
A água reduz o processo de envelhecimento celular e ajuda na liberação de sais e gorduras do organismo.
Portanto, apesar das várias funções benéficas da água, é preciso que estejamos atentos às informações vinculadas a ela!

Referências bibliográficas:
Livro: Alquimia Dos Alimentos, volume 2






Por: Ana Caroline Ribeiro Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário