segunda-feira, 7 de maio de 2012

Colágeno



        


      Quantos de nós já não ouvimos que comer gelatina diariamente reduz o problema de flacidez da pele devido à presença de colágeno em sua composição?
        Para entendermos melhor o assunto e descobrimos se isso é, de fato, verdade, devemos saber qual a relação do colágeno com a rigidez da pele. Como isso ocorre e por quê?
                          

              COLÁGENO


       As fibras de colágeno compõem o tecido mais abundante do nosso corpo, o tecido conjuntivo. Encontram-se, principalmente, na matriz extracelular desse tecido. Elas são flexíveis, grossas e resistentes, além de apresentarem uma força tênsil bastante acentuada, e são formadas por uma proteína chamada colágeno. Como algumas das diversas funções que o colágeno pode desempenhar no corpo humano podemos citar, por exemplo, a manutenção das células dos tecidos unidas e o seu fortalecimento, e é também responsável pela cicatrização ou regeneração em caso de corte ou cirurgia. Nos tecidos duros como os ossos, o colágeno funciona como um suporte para a deposição mineral
             Existem mais de 20 tipos de colágeno no organismo. Cada molécula de colágeno é uma hélice tripla composta de três cadeias polipeptídicas entrelaçadas. Associados à hélice estão os grupos de açúcares que são unidos aos resíduos de hidroxilisil. Por causa destes grupos de açúcares, o colágeno é adequadamente descrito como uma glicoproteína. 

Foto: Estrutura do colágeno.

          Com o passar do tempo nossa pele também sofre alterações em sua capacidade de síntese de colágeno resultando em mudanças da estrutura da membrana e aumento da flacidez da pele. O que proporciona diferenças nas propriedades qualitativas e quantitativas das proteínas da matriz extracelular, resultando na perda da capacidade de retração e do poder tensor levando a formação de rugas e aumento da fragilidade, o que a torna uma pele mais fina, pálida e seca. 
         Vários fatores contribuem para acelerar este processo de flacidez: fumo, sedentarismo, gravidez, distúrbios hormonais, obesidade, emagrecimento considerável em curto espaço de tempo, entre outros. Além destes, a genética tem uma alta influência no aparecimento da flacidez. Mas ainda não é só: outros fatores também contribuem para o desgaste das fibras como: a falta de ginástica (favorece a flacidez dos músculos), a exposição em excesso ao sol (destrói as fibras elásticas) e a alimentação inadequada (pobre em proteínas e rica em gorduras).
           Devido à genética, composição hormonal, metabolismo mais lento e à propensão a uma maior quantidade de tecido adiposo, podemos concluir facilmente que a flacidez atinge, principalmente, as mulheres. Após a menopausa os cuidados com a flacidez devem ser redobrados para manter a consistência firme. Por causa da variação hormonal, há uma diminuição do colágeno e da elastina, fibras que dão sustentação à pele. Além de uma diminuição nos líquidos da pele. Devido a esse fato, são elas o principal alvo de dietas loucas com promessas de que sua flacidez está com os dias contados. Como foi dado o exemplo, no começo do post, temos a sugestão da ingestão diária de gelatina para solucionar o problema de muitas mulheres. 
       Nenhum alimento reduz o problema de flacidez. Isso é um mito e não tem comprovação científica. A gelatina possui baixo valor biológico devido à falta de alguns aminoácidos essenciais que o organismo não sintetiza e, consequentemente, devem ser fornecidos pela dieta. Com a ingestão da gelatina, a proteína ingerida se transforma em aminoácidos e nesta condição será absorvida, contribuindo para a síntese de colágeno. É necessário salientar que todos os alimentos proteicos ingeridos terão o mesmo processo digestivo e fornecerão aminoácidos à célula. Portanto, a síntese de proteínas que reduzem o problema da flacidez se dará a partir dos aminoácidos de todos os alimentos ingeridos e não somente da gelatina. 
       Como medidas de prevenção, e para darmos ‘tchauzinhos’ sem preocupações, aqui vão algumas dicas:
- Alimentação protéica. Para produzir fibras musculares, elásticas e colágenas, o corpo precisa de aminoácidos. As melhores fontes são: clara de ovo, soja, carnes em geral e laticínios. Além de evitar alimentos gordurosos, que inflam as células de gordura e favorecem o estiramento do tecido. (Sugerimos uma orientação de um profissional especializado.);
- Atividades físicas: Promovem a queima de gordura, preservando a massa muscular e seu o equilíbrio com o tecido gorduroso. Por isso, invista nos exercícios aeróbicos e musculação em geral.
 


Referencias bibliográficas:
http://www.physicare.com.br/?texto=23&ms=39
http://ihaa.com.br/colageno-o-que-e/
http://viverbemnutricao.com.br/informativo_detal.asp?produto=618
http://www.infoescola.com/histologia/colageno/
Tirapegui, J. Nutrição: Fundamentos e aspectos atuais. São Paulo, 2 ed. Atheneu, 2006. Pág 23
ROSS, M.H.; PAWLINA, W. Histologia: texto e atlas. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 5 ed. 2008. Pág 6

http://www.maxway.com.br/Essence/kollagen-3.htm


Postado por: Rayanne Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário