quinta-feira, 17 de maio de 2012

Manteiga x Margarina

E a dúvida mais frequente: qual é a melhor? Muitos acreditam que a margarina seja mais saudável. Mas não, essa não é a realidade. Apesar de serem semelhantes. a manteiga é um pouco mais amarelada e existem várias outras diferenças relacionadas à composição das duas. 
Primeiramente, a manteiga possui cadeias saturadas (com ligações simples entre carbonos), enquanto a margarina possui ligações insaturadas(com ligações duplas entre carbonos). Isso tem uma grande relação com a nossa saúde, já que compostos saturados acumulam-se em nosso organismo, e aos poucos, deixamos de realizar o metabolismo.
A manteiga é famosa por ser rica em colesterol e em gorduras saturadas. Isso faz com que seja mais calórica que a margarina. É feita de gordura animal derivada do leite. Por ação mecânica do batimento do creme de leite (nata), consegue-se a aglomeração dos glóbulos de gordura. Seu consumo de modo moderado faz bem, sendo até mesmo necessário para nosso organismo, devendo estar incluído em nossa dieta. Não possui gordura trans. Tem o seu estado natural na forma sólida, além de possuir mais nutrientes e ser mais saborosa. Possui de 3% a 4% de ácido butírico, que é um ácido graxo de cadeia curta, benéfico à saúde, utilizado pelo intestino como uma fonte de energia. É eficiente no combate à algumas doenças, pois, os ácidos graxos de cadeia curta auxiliam na restauração da integridade dos tubos intestinais e reduz inflamações. A manteiga contém vitamina A, que é uma vitamina lipossolúvel, ou seja, precisa de gordura para que seja completamente aproveitada. Assim, a manteiga pode ser uma combinação perfeita. É um alimento de fácil metabolismo, permanecendo menos tempo no estômago. 
Já a margarina é feita de gordura vegetal e foi inventada como uma alternativa ‘saudável’ para substituir a manteiga. Para que isso fosse possível, com o intuito de que a consistência de ambas ficasse parecida, houve a invenção da hidrogenação, processo em que se adiciona à molécula de óleo átomos de hidrogênio, fazendo com que a isomeria mude de cis para trans. Conservantes e oxidantes também são adicionados ao produto através desse processo industrial, e com isso surgiu a gordura trans. A vantagem da gordura vegetal é que ela possui o ponto de fusão mais elevado que o da gordura animal, e todos os óleos vegetais são naturalmente livres de colesterol. 
No entanto, no processo de hidrogenação existe a formação de ácido graxo-trans, o que aumenta o colesterol, além de ser altamente tóxico. A gordura hidrogenada faz com que ocorra o bloqueio de substâncias que possuem ação vasodilatadora, que controlam a pressão arterial, ativam as reações anti-inflamatórias, e garantem o bom funcionamento do sistema imunológico. Além do mais, nosso organismo não reconhece a gordura trans, e isso faz com que esta se acumule nas veias e artérias com o passar do tempo.
Atualmente a indústria encontrou um processo conhecido como interesterificação, que faz com que os ácidos graxos dos triglicerídeos sejam reconfigurados. Esta reconfiguração é responsável pelo reposicionamento dos ácidos graxos, o que faz com que as qualidades de fusão e cozimento sejam alteradas. Esse processo é muito utilizado para que se diminua o conteúdo de gorduras trans da margarina, fazendo-se uma mistura de óleo liquido com óleo hidrogenado. Na formulação de margarinas e gorduras, a gordura em fase sólida é freqüentemente combinada com óleo líquido inalterado. A gordura em fase sólida útil para a formulação de margarinas soft é a mistura interesterificada de estearinade palma e óleo de palmiste. A interesterificação é usada para produzir gorduras trans livres para fabricação de margarinas e gorduras,ao contrário do método tradicionalde transformação de óleos em gorduras que envolve hidrogenação e resulta em altos níveis de trans. 
Portanto, nota-se que a manteiga não é a grande vilã quanto muitos pensam, e que a margarina faz muito mais mal do que se imagina. Para que um alimento seja considerado saudável ou não, vai depender da quantidade que é ingerido e de várias outras características, como a tolerância e a intolerância de cada organismo e suas respectivas necessidades dietéticas. 

Referências bibliográficas:

Postado por: Ana Caroline Ribeiro Fonseca






Nenhum comentário:

Postar um comentário