quarta-feira, 9 de maio de 2012

Semente de chia: verdades e mitos






          Essa "sementinha" oriunda do México, era consumida desde as civilizações antigas  e atualmente vem sendo o hit das dietas, prometendo uma infinidade de benefícios à saúde e atraindo a atenção do público principalmente pelo fato de "emagrecer".
          "Pequena em tamanho, mas um super alimento em nutrição." Essa é a frase mais associada à Chia, apesar de não existirem muitos estudos aprofundados sobre o assunto, o que se pode afirmar é a sua eficácia em causar saciedade.
          É vendida em supermercados e lojas de produtos naturais de três formas: óleo, mais usado como tempero; grão inteiro e farinha, que podem ser consumidos em saladas, bolos, vitaminas, sucos entre outros.
          Pois bem, falemos  sobre os nutrientes mais importantes presentes em sua composição:
         * Rica em fibras, que ao entrar em contato com a água geram um bolo gelatinoso, tornando a digestão mais lenta, o que aumenta a percepção de saciedade e a mantém por mais tempo.






      * É rica em ácido alfa-linolênico (ômega 3), um ácido graxo essencial que gera efeitos satisfatórios no sistema cardiovascular.
     * Possui cerca de seis vezes mais cálcio que o leite. Ideal para os intolerantes à lactose que necessitam de uma fonte "extra" de cálcio. Uma porção (25 gramas) possui 21% da necessidade diária de absorção desse nutriente.
     * Proteínas - cerca de 16g para cada 100g da semente. Ótima para a manutenção e reconstrução muscular.
     * Ferro - possui cerca de três vezes mais que o espinafre, uma boa notícia para quem sofre de anemia ferropriva.        
     * Cobre; Zinco; Manganês;  Potássio;  Antioxidantes; Vitaminas do complexo B;  Vitamina A.
          São infindas as propriedades que a mídia vem divulgando a respeito da Chia e a que mais darei atenção aqui é a sua promessa de emagrecimento: Mito ou Verdade ? Comentando as notícias e os "ba-fa-fás" da nutrição, eis a bomba:
 - Um estudo em questão selecionou 90 pessoas que estavam acima de seu peso ideal. Dando à metade delas a semente "milagrosa" e a outra metade recebeu apenas placebo (tratamento sem nenhum princípio ativo) em um período de 120 dias. O resultado foi que a semente de chia não se mostrou capaz de solucionar ou sequer reduzir em parte os problemas a que se propôs, como o sobrepeso, o colesterol alto, os sintomas da hipertensão, entre outros.
          Portanto, se você quer emagrecer, não retire o foco das escolhas alimentares saudáveis, pois na maioria das vezes esses "métodos complementares" acrescentam calorias à dieta, na medida em que não são feitas substituições, principalmente pelo seu alto teor calórico, que se ingerida em excesso pode levar a resultado contrário ao desejado: ganho de peso. Então, retornemos ao ponto inicial e fundamental da dieta: a prática de exercícios aliada à boa alimentação.
          Após esclarecer um pouco a respeito do efeito do emagrecimento, volto a falar dos nutrientes presentes na semente. São muitos os nutrientes, portanto tem se tornado um dos alimentos mais funcionais e nutricionais. E para ser usada como fonte suplementar pode ser consumida pura ou misturada, sendo a forma ideal de ingestão a quantidade de uma colher de sopa cerca de 30 minutos antes das refeições.
          É importante deixar bem claro que a não eficácia quanto ao emagrecimento não exclui a possibilidade de possuir fontes riquíssimas de nutrientes essencias para o bom funcionamento do corpo. Assim, concluo, espero que juntamente com vocês, que apesar do exagero   divulgado a seu respeito, a semente da Chia possui um interessantíssimo acervo nutricional, que merece  estudos mais aprofundados . Pode ser que tenhamos em mãos a fonte de cura para vários males, mas, que infelizmente  ainda não foram descobertas.
         




Fontes Bibliográficas:
http://www.duonutri.com.br/fique.php?cod=71
http://www.portalemforma.com.br/alimentacao-saudavel/semente-de-chia-superior-a-linhaca-e-quinua/13674
http://mdemulher.abril.com.br/dieta/reportagem/dietas/chia-semente-elimina-gordura-637198.shtml
http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/14115-13-motivos-para-consumir-chia-a-semente-da-vez
http://www.drmateusendocrino.com/nutricao/55-semente-da-chia-fatos-e-mitos.html
http://entretenimento.r7.com/receitas-e-dietas/noticias/r7-testa-a-chia-a-semente-que-elimina-gordura-20120222.html



Postado por : Lorrana Cançado

Nenhum comentário:

Postar um comentário