sábado, 2 de junho de 2012

Emagrecer com chocolate?









            Atualmente a 'onda' das revistas de fofocas e de 'dietas milagrosas' é sair espalhando por aí que comer chocolate emagrece. ESPERE AÍ, não desligue o computador e saia correndo para comer aquela 'caixinha' escondida que há tempos a sua consciência te condena para nao sair da 'dieta'; te aconselho que termine de ler esse post, pois irei ajudar a esclarecer essa notícia um tanto quanto curiosa.
                A referência mais citada na maioria dos sites que comentaram o assunto foi a pesquisa realizada pelo médico dinamarquês Arne Vernon Astrup, publicada na revista científica Internacional Journal of Obesity, onde no estudo dois grupos foram analisados e o que recebeu destaque foi o que consumiu uma porção de chocolate amargo pela manhã, em jejum, os quais apresenteram maiores sinais de saciedade. O resultado obtido foi que o consumo de calorias durante o dia diminuiu em 15% ao compará-los ao grupo que consumiu chocolate ao leite.
              Pois bem, a pesquisa relata um dado verdadeiro : o chocolate meio amargo promove maior sensação de saciedade. Mas afirmar que ele tem propriedades eficazes ao emagrecimento é ainda um 'tiro no escuro'. Esse tipo de  chocolate possui maior concentração de cacau, e não contém leite, nem é acrescentado açúcar em sua composição, o que lhe atribui menos calorias, nada mais que isso. Se a pessoa irá engordar ou nao depende da quantidade ingerida, cuja recomendação de ingestão diária é de 30g .
               Mas como o chocolate provoca o efeito de saciedade? Segundo a nutricionista Daniela Jobst, do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, "Ele interfere na produção da leptina, o hormônio da saciedade - que, nos obesos, é bem reduzida -, e ainda queimam calorias". Consideremos a parte da produção de leptina, mesmo porque, a parte da 'queima de calorias' já foi esclarecida no parágrafo acima.
              A Leptina é um hormônio proteico produzido no tecido adiposo e excretado também por ele, além de ser encontrado em outras composições como na placenta e no leite materno.  A  sua descoberta tem auxiliado no esclarecimento do papel dos adipócitos como sistema endócrino e oferecido respostas sobre o modo que ocorre a sinalização para a ingestão ou não de comida, e também a respeito da regulação do metabolismo energético. É conhecido também como hormônio antiobesidade, devido à sua ação de diminuidor do apetite e estimulador do gasto energético. A propriedade de inibição deve-se ao mecanismo de sinalização no hipotálamo,o qual estimula a síntese de neuropeptídeos anorexigênicos.


               Sabemos que comer chocolate é muito bom, mas nem por isso vamos sair espalhando por aí que comê-lo emagrece! Mesmo porque o tipo de chocolate mais consumido no Brasil é o chocolate ao leite cuja porcentagem de cacau varia de 15% a 16% e é bastante rico em gordura. Então, para se obter algum efeito aliado ao emagrecimento (saciedade, por exemplo), por mais absurdo que pareça, é preciso primeiramente mudar um hábito marcante do brasileiro. Tenho para mim que o conceito de uma alimentação saudável é saber ponderar na hora da alimentação, além de saber combinar as composições dos alimentos, não basta dizer ' não posso comer isso porque faz mal', é necessário entender que a quantidade é que dita a qualidade.


Postado por : Lorrana Cançado

Fontes bibliográficas : 
LEHNINGER, A. L., NELSON, D.L., COX, M.M., Princípios de Bioquímica. 1995, 2 ed., Sarvier, São Paulo.
http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/colaboracoes/leptina.html
http://saude.abril.com.br/edicoes/0300/corpo/conteudo_293410.shtml
http://menshealth.abril.com.br/saude/nutricao/coma-chocolate-para-emagrecer/
http://www.webdahora.com/dicas/chocolate-beneficios-e-tipos
http://www.idademaior.com.br/nutricao-1-julho.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário