quinta-feira, 14 de junho de 2012

Ovo


Desde sempre o ovo é considerado um vilão da nossa alimentação, sendo visto pela maioria como um alimento que possui quase que exclusivamente colesterol, podendo causar doenças coronárias em nosso organismo. Entretanto, não é essa a verdade. Pesquisa feita por médicos da Universidade de Harvard concluiu que, ao contrário do que muitos pensam, é possível consumir uma unidade por dia sem que haja prejuízos à saúde, e sem aumentar o risco de doenças cardíacas.
Entretanto, pessoas que possuem colesterol alto ou já sofreram algum evento coronariano, devem evitar a ingestão diária do ovo, podendo consumir apenas duas gemas por semana.
Fonte de proteínas e nutrientes de mais fácil acesso, de preparo simples, fácil digestão e absorção, é benéfico à saúde. Nele são encontrados 13 nutrientes em diferentes quantidades: ferro, lectina, vitaminas B e E, zinco, colina, leucina, entre outros.
Nutriente essencial que faz parte do complexo B de vitaminas, a colina é importante para que o sistema nervoso central do feto se desenvolva, prevenindo anomalias fetais. Tem importância também na maturação da estrutura de membranas celulares nos adultos. É um componente indispensável para a neuro-transmissão. Pode prevenir doenças degenerativas como Alzheimer e Parkinson, já que participa da formação de neurônios. Além disso, quebra a homocisteína, aminoácido sanguíneo que tem relação com o desenvolvimento do risco de doenças cardíacas.
Já a leucina é um aminoácido que diminui o espaço para a gordura, auxiliando na manutenção de massa magra. Está presente em suplementos para atletas, minimizando o risco de perda da massa muscular.
O ovo é também fonte do aminoácido triptofano, que é precursor da serotonina, que se associa com a sensação de bem-estar. As substâncias antioxidantes presentes ajudam no equilíbrio do organismo e no combate ao envelhecimento celular precoce.
A clara do ovo, por ser muito rica em proteína albumina, é muito utilizada por praticantes de atividades físicas, com o intuito de repor com eficiência as necessidades proteicas do organismo. Também pode ser consumida por pessoas que possuem deficiência de fontes proteicas. 
A gema não possui apenas colesterol. É uma fonte rica em gorduras, ácidos graxos saturados, ácidos poli-insaturados, cálcio, fósforo, ferro, potássio, sódio, vitamina A e D, riboflavina, niacina, luteína (antioxidante que combate radicais livres).
A casca possui carbonato de cálcio, que promove maior densidade óssea mineral e é bem absorvido pelo organismo. 
Especialistas afirmam que é pequena a quantidade de gordura saturada encontrada no ovo, o qual possui proteínas de alto valor biológico (quantidade suficiente de aminoácidos essenciais, que suprem as necessidades do organismo). Essas proteínas ajudam na manutenção energética do organismo, dando uma sensação prolongada de saciedade. Sendo assim, o ovo também é utilizado em dietas de emagrecimento e na preparação de alimentos, já que possui propriedades como anticristalizante, em que a clara evita que o açúcar se cristalize. É praticamente indispensável no preparo de massas e confeitos. Possui propriedade coagulante, corante, emulsificante e espumante. 
Quanto à preocupação de os ovos serem contaminados por Salmonela, o risco é muito baixo, sendo de 1 para cada 20.000, o que pode ser evitado pelo manuseio e armazenamento apropriados.
É melhor que haja o consumo de ovos cozidos ou pochê, pois ovos fritos são mais calóricos e menos saudáveis. Não se deve consumir o ovo cru, como alguns praticantes de atividade física fazem. 
Portanto, para um nível saudável de colesterol sanguíneo é fundamental manter um peso apropriado, praticar atividades físicas frequentes e ter uma dieta com quantidade reduzida de gorduras saturadas e gorduras trans.


Referências bibliográficas:





Postado por: Ana Caroline Ribeiro Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário