quarta-feira, 19 de setembro de 2012

ÓLEO DE CÁRTAMO




             O óleo de cártamo, assim como o óleo de coco, é mais um produto da moda muito falado pelas pessoas que estão em busca de emagrecimento rápido e fácil. É um óleo retirado de sementes de planta, que tem em, sua composição, ácidos graxos mono e poli-insaturados tais como o ômega 6 e o ômega 9. É encontrado em óleo e em cápsulas.

Um pouquinho mais sobre ômega 6 e ômega 9
             

          A família dos ômegas é conhecida por representar “gorduras boas”, aquelas que são os ácidos graxos essenciais, não sintetizados pelo organismo. O ômega 6 participa diretamente de processos bioquímicos no corpo.É  a gordura encontrada em nozes, óleos vegetais e leite.O ômega 9 é um ácido graxo de cadeia monoinsaturada, representando níveis mais saudáveis de triglicerídeos no corpo. É a gordura presente no azeite de oliva, tão e tão estudado como “óleo saudável”. Vale lembrar que a falta ou excesso desses ácidos graxos pode acarretar em muitos prejuízos para o organismo.





         A verdade sobre o óleo de cártamo é que este auxilia no metabolismo de gorduras como antioxidante natural. Funciona assim: faz com que a gordura consumida não seja armazenada em adipócitos porque os nutrientes do óleo proporcionam a inibição da ação da enzima específica LPL – lipase lipoproteica – e passa a utilizar as gorduras já armazenadas no corpo possibilitando maior ajuda no controle da obesidade. O bem que o óleo de cártamo faz só é evidenciado quando existe controle na alimentação e exercícios físicos regulares. Tanto é, que é mais recomendado em dietas de atletas.
        Existem alguns efeitos colaterais marcantes causados pelo uso do óleo de cártamo como o aumento da glicose no jejum e o aumento da resistência à insulina.
         Vale lembrar também que é extremamente importante, principalmente por apresentar alguns efeitos colaterais, ter o acompanhamento certo para o consumo de qualquer desses produtos da moda. Avalie se é realmente necessário ou realmente bom para o seu organismo. 



Postado por: Natália Bernardes.


Referências:

SHILS, M. E.; OLSON, J. A., SHIKE, M. ROSS, A. C. Tratado de Nutrição Moderna na Saúde e na Doença- 2ª Ed- São Paulo: Manole, 2009, páginas 124 e 125.

Nenhum comentário:

Postar um comentário