segunda-feira, 24 de setembro de 2012


Suplementos Termogênicos


                Suplementos termogênicos são usados na maioria das vezes por pessoas que visam o emagrecimento mais rápido por ter como característica acelerar o metabolismo. Por acelerar o metabolismo, os termogênicos aumentam o gasto energético, a circulação sanguínea fica mais rápida, fazendo com que a pessoa fique mais “animada” para começar um exercício.



 ...um pouquinho mais sobre a termogênese:


A termogênese é um processo que gera calor a partir da quebra de lipídios. O processo de termogênese envolvido por estimulação no corpo é o facultativo, que é além do gasto basal sofrido. O funcionamento dos termogênicos é diretamente ligado ao sistema nervoso central, que faz com que o estado de alerta esteja mais ativo, fazendo com que a fadiga muscular diminua dando resultado na animação citada acima.
            A ideia usada pelas pessoas que utilizam desse artifício é bem lógica: substâncias termogênicas aumentam a temperatura corporal, assim acelera o metabolismo e com isso há um aumento na queima de gorduras. Pensando por esse lado, até parece que é um milagre em cápsulas, não é verdade? Mas aí vão alguns motivos para entender porque os termogênicos não são as melhores coisas do mundo.
            Os efeitos colaterais do uso desse tipo de suplemento são incontáveis, entre esses temos:
             Primeiramente, pessoas com problemas cardíacos são terminantemente proibidas de usufruir desse artifício já que a aceleração do metabolismo fará a atividade cardíaca aumentar podendo causar taquicardia.
         É comum também ocorrer grande incidência de dores de cabeça por causa do aumento da circulação sanguínea, que faz com que os vasos sanguíneos fiquem dilatados, proporcionando maior pressão causando a dor em si.
           Outros efeitos colaterais são a insônia, inquietação e falta de concentração. Por ocorrer grande aceleração no metabolismo, é possível que a pessoa não consiga dormir.    Isso é efeito dos constituintes desse suplemento, que, na maioria das vezes é a cafeína, presente em grande quantidade, ou derivados sintéticos da anfetamina. O excesso de cafeína também pode causar dependência ao produto e também pode gerar problemas gastrointestinais como a gastrite.
           Ainda é importante lembrar que indivíduos usando termogênicos não devem combiná-los com bebidas alcoólicas porque estas podem maximizar efeitos colaterais como a inquietação. E ainda que não existem efeitos sem a atividade física, visto que a energia a mais que o termogênico proporcionará deve ser completamente usada para o resultado ser positivo.
           Por isso, o uso desse tipo de suplemento deve ser acompanhado de perto e é importante pensar se a perda de alguns quilinhos compensa o que o seu corpo pode sofrer com isso.
           Cuide da sua saúde! :)



Postado por: Natália Bernardes

Referencias:

Nenhum comentário:

Postar um comentário