quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Semente de linhaça


Tão falada atualmente, a semente de linhaça tornou-se famosa devido aos diversos benefícios que pode fornecer à saúde, quando incluída na dieta.
Além de ser fonte de nutrientes básicos, ou seja, possui carboidratos, proteínas, gorduras (ácidos graxos poli-insaturados – ômega 3 e ômega 6) e fibras, a ingestão contínua faz com que a defesa orgânica aumente e o ritmo de envelhecimento celular diminua. Dessa forma, é considerada um alimento funcional, devido ao fato de possuir elementos capazes de diminuir o risco de algumas doenças.
Inúmeros estudos estão sendo feitos com o intuito de que se confirmem os benefícios do consumo regular dessa semente. Tais benefícios desse alimento são: rejuvenescedor; baixa de peso; auxilia no combate a anemia; auxilia no combate a alguns cânceres (de mama, de próstata, de cólon, de pulmão, etc); auxilia no combate à acne, auxilia no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa;
Também, auxilia no controle dos níveis de açúcar sanguíneo; nas condições da pele e do cabelo; auxilia no funcionamento intestinal; entre outros.
É a maior fonte alimentar de um composto fotoquímico chamado lignanas, parecido com o estrogênio, que possuir propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e de cólon. Possui ferro, zinco, potássio, magnésio, fósforo, cálcio e vitaminas B1, B2, C, E e caroteno.
A semente inteira possui menos benefícios nutricionais que a moída, pois, tem a casca dura, o que a torna mais difícil de ser digerida. Pode ser consumida com iogurte, salada, suco, vitamina, massas de pães e bolos e em muitos outros alimentos.

Pois bem, a linhaça parece um alimento milagroso, não?
Aqui teremos alguns exemplos de como a linhaça age no nosso corpo, quando ocorre o consumo regular da mesma...
Vitalidade física: os músculos se recuperam da fadiga do exercício, pois, a linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular.
Baixa de peso: moída, elimina o colesterol de forma rápida. Ajuda no controle da sensação desnecessária de apetite, pois, possui grande quantidade de fibras dietéticas.
Combate ao câncer: contém 27 componentes anticancerígenos. Protege e evita a formação de tumores. Tornou-se um objeto de estudos, pois, contém substâncias consideradas quimioprotetoras e estrutura química semelhante ao estrogênio humano, competindo com este pelo seu sítio de ligação. A lignana e outros componentes encontrados na linhaça apresentam efeito fracamente estrogênico e antiestrogênico, o que influencia na diminuição do câncer de mama.
Condições da pele e do cabelo: a pele fica mais suave. Faz bem para pele seca e pele sensível ao sol. Ajuda a eliminar manchas, pano branco, acne, espinhas. Além disso, é ótima para calvície.
Sistema digestório: lubrifica e regenera a flora intestinal, servindo como laxante. Expulsa os gases gástricos, é ideal para artrite, previne câncer de cólon. Elimina toxinas e contaminadores.
Sistema nervoso: é um tratamento para pressão, pois, diminui a tensão nervosa e dá sensação de calma, além de ser fonte de energia para o cérebro. A semente possui o ácido graxo poli-insaturado α-linolênico que é uma fonte energética e matéria-prima do tecido nervoso e interfere na formação da bainha de mielina, conforme estudos relatam.
Doenças inflamatórias: reduz todo tipo de condições inflamatórias.
Retenção de líquido: ajuda na excreção de água e sódio feita pelos rins.
Sistema imunológico: alivia alergias, e por conter uma grande quantidade de nutrientes necessários, faz com que nosso organismo tenha menos facilidade em adoecer, já que, passa a ser mais resistente às doenças. A linhaça possui ácidos graxos poli-insaturados α-linolênico em maior quantidade que o linoleico, que quando digeridos, podem ser transformados em prostaglandinas e leucotrienos que possuem atividades imunomoduladoras.
Sistema circulatório: possui uma característica única, contém taglandina, substância reguladora da pressão sanguínea e da função arterial e exerce papel importante no metabolismo de cálcio e energia. É excelente para regular colesterol. Ajuda no tratamento e eliminação de diversas doenças como arteriosclerose e arritmia cardíaca.
Estudos feitos com ratos, utilizando linhaça em diferentes condições de preparo, resultaram em uma atividade biológica que se destacou, pois, reduziu os níveis de glicose, triglicerídeos e colesterol. Além disso, resultou numa maior excreção de lipídeo nas fezes.
Na maioria dos casos, usa-se duas colheres de sopa, batidas no liquidificador, por dia. Mistura-se com o que desejar, no café da manhã ou no almoço. Pode ser ingerida por pessoas de todas as idades.

Referências bibliográficas: 


Postado por: Ana Caroline Ribeiro Fonseca



Nenhum comentário:

Postar um comentário